Unidade de Fisioterapia/RPG
2ª a 6ª feira - 7h às 21h
Sábado - 8h às 12h
Ver Localização

Unidade de Ortopedia
2ª a 6ª feira - 8h às 19h
Sábado - 9h às 12h
Ver Localização

Traumatologia

Fraturas, lesões musculares, articulares e de nervos periféricos.

Do que trata a traumatologia?

A Traumatologia é a especialidade médica que lida com o trauma do aparelho músculo-esquelético. O aumento da velocidade de locomoção do ser humano trouxe também o trauma, considerada uma doença, ao contrário do antigo termo utilizado, que era "acidente".

Outro importante campo de atuação da especialidade é na área do esporte, onde temos as lesões esportivas com características próprias de cada esporte em particular. As lesões decorrentes das atividades esportivas envolvendo o sistema músculo-esquelético de modo geral envolvem os músculos, tendões, cápsulas e ligamentos articulares e os ossos nos mais diversos graus de comprometimento.

Um acidente de trânsito terrestre, aéreo ou mesmo doméstico pode acarretar fraturas ósseas complexas, com perdas sanguíneas importantes. As fraturas podem ser "fechadas", isto é, houve uma fratura, mas a parte fraturada não se comunicou com a parte externa, sendo por isso considerada uma fratura limpa e que pode ser alinhada e mantida imobilizada com gesso. Outro tipo de fratura é a "exposta", que ocorre quando a fratura tem alguma comunicação com o meio exterior.

Embora a Traumatologia pareça ser o estudo de todo tipo de trauma, ela lida apenas com as lesões ósseas e tendinosas dos membros superiores, inferiores, bacia e coluna.