Unidade de Fisioterapia/RPG
2ª a 6ª feira - 7h às 21h
Sábado - 8h às 12h
Ver Localização

Unidade de Ortopedia
2ª a 6ª feira - 8h às 20h
Sábado - 8h às 12h
Ver Localização

RPG Renova Conceito de Tratamento

O tornozelo ou o pé machucado desalinham os ombros. Os quadris arrebitados provocam desvios dos joelhos. Por mais bizarros que pareçam, esses diagnósticos são perfeitamente verossímeis. A Reeducação Postural Global (RPG) - método desenvolvido pelo francês Philippe Souchard em 1980 - compara ossos e músculos a uma corrente bem encadeada. Se um dos elos vai mal, a harmonia do corpo fica comprometida. Vícios de postura acumulados ao longo dos anos transformam o corpo em uma pilha de blocos mal encaixados.

Os estudos de Souchard renovaram as concepções da fisioterapia tradicional. Após desenvolver pesquisas nos campos da anatomia, fisiologia e biomecânica, ele definiu cadeias musculares que compõem o corpo humano. Em seguida, criou oito posições utilizadas para corrigir desvios de coluna e anatomias provocadas por músculos mal posicionados. O método leva a uma harmonia entre ossos e músculos para corrigir problemas de postura. Após analisar as patologias de cada pessoa, os terapeutas combinam algumas destas posições ao longo do tratamento, que dura em média oito meses. Em sessões individuais, o especialista orienta o paciente a alongar as fibras musculares, com isto alinha o seu corpo e corrige vícios adquiridos durante anos.

Uma das vantagens da técnica, segundo os adeptos, é que os limites dos músculos se ampliam a cada sessão e não retornam à posição incorreta quando o tratamento chega ao final. A escoliose (coluna inclinada para um dos lados), cifose (corcunda), lordose (nádegas empinadas) e hérnia de disco (deslocamento) - podem ser corrigidas pela RPG na maioria dos casos. Além de ajudar a tratar esses problemas, a RPG tem outras aplicações. Ela vem sendo utilizada para facilitar os partos por meio do fortalecimento da musculatura do diafragma e os médicos do esporte também adotam o método como complemento para melhorar o desempenho dos seus atletas.