Unidade de Fisioterapia/RPG
2ª a 6ª feira - 7h às 21h
Sábado - 8h às 12h
Ver Localização

Unidade de Ortopedia
2ª a 6ª feira - 8h às 19h
Sábado - 9h às 12h
Ver Localização

Acupuntura

A acupuntura é um método terapêutico com origem na Medicina Tradicional Chinesa, que estimula o próprio organismo a melhorar seu funcionamento e o leva ao equilíbrio (homeostase) através de aplicação de agulhas em pontos específicos no corpo (meridianos), essa estimulação tem a capacidade de regular o fluxo energético que é responsável pela fisiologia do corpo humano.

Como age a acupuntura?

Sua técnica é indolor, consiste na introdução de agulhas ultrafinas em determinados pontos ou regiões do corpo. Estes pontos estão distribuídos sobre troncos nervosos ou nas concentrações dos nervos mais finos, onde a acupuntura aproveita tais pontos diretamente para interferir nas atividades físicas e mentais, equilibrando o indivíduo em todas as suas funções orgânicas e fisiológicas. Nas terapias relacionadas à acupuntura, pressão ou calor podem ser usados em lugar de agulhas.

Conceito Oriental da Acupuntura

Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, a energia vital, chamada "Qi", flui através de canais de energia no corpo que ligam os órgãos principais, denominados meridianos, ao longo dos meridianos, existem pontos específicos que, quando são estimulados, podem influenciar e equilibrar a energia vital "Qi", de acordo com a Medicina Chinesa, a doença surge quando o fluxo cíclico de Qi nos meridianos é desequilibrado ou bloqueado.

Imagem de Sessão de Acupuntura

Conceito Ocidental da Acupuntura

A Medicina Ocidental define a acupuntura como sendo a estimulação de pontos específicos localizados na superfície da pele, que tem a capacidade de alterar diferentes condições fisiológicas e bioquímicas no corpo, a fim de se obter o efeito desejado. Segundo a medicina moderna, os pontos de acupuntura são áreas de sensibilidade, nas quais são introduzidas agulhas para estimular diversos receptores sensoriais que, por sua vez, estimulam os nervos que enviam impulsos para o hipotálamo e para a hipófise, localizados na base do cérebro, está comprovado que o estímulo pela acupuntura pode liberar endorfinas e neurotransmissores, aumentando assim a produção de neurotransmissores e neuro-hormônios, melhorando o fluxo sanguíneo e estimulando o sistema imunológico.